*ew
**talvez...
***wow
****genio!!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

FicaDica: O Que Sócrates Diria A Woody Allen

FicaDica: livros, filmes, sites, programas de tv a qualquer momento para incentivar o cinéfilo em você.

Como todo bom cinéfilo em [constante] formação, Lucas procura ler sobre cinema. E pegando a deixa da crítica abaixo sobre uma sociedade que não lê, resolvi deixar a dica do atual livro que estou lendo. Blogs são ótimo minha gente, porém é nos livros que se pode encontrar a mesma variedade da Internet, só que de maneira mais aprofundada, portanto, mais importante/interessante.
Escrito pelo espanhol Juan Antonio Rivera, o livro “pretende ser ao mesmo tempo uma introdução à filosofia para os amantes de cinema e uma introdução de cinema para os amantes da filosofia," utilizando uma lista de 26 filmes para tratar de questões morais, psicológicas e filosóficas. Dentre as obras há Hannah E Suas Irmãs de, é claro, Woody Allen, Cidadão Kane, de Orson Welles, e mais recentes como Matrix, dos irmãos Wachowski e O Show de Truman, de Peter Weir.
O prazeroso do livro está na linguagem simples, porém rebuscada, de Rivera que a partir das tramas dos filmes destila conceitos filosóficos básicos de vontade, desejo, ética etc, ligando-os com a vida cotidiana da maneira que deve ser feita: sem julgar ou criar milagrosas receitas para a felicidade. Ao utilizar o cinema para isso, o autor mostra que o melhor tipo de auto-ajuda [digo no sentido literal do termo e não necessariamente no estilo "literário"] é a filosofia.
[Soundtrack: So-Called Chaos - Alanis Morissette]

Nenhum comentário: