*ew
**talvez...
***wow
****genio!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Meh...

Summer Storm [*1/2]
Direção: Marco Kreuzpaintner
Com: Robert Stadlober, Kostja Ullmann, Alicja Bachleda-Curus


Marco Kreuzpaintner é um diretor que tem adolescentes em foco na maioria de seus filmes. Em seu esforço de 2004, Summer Storm [Sommersturm, Alemanha, 2004] ele contou a história-de-crescimento de um garoto se descobrindo gay e apaixonado por seu melhor amigo.
Tobi [Stadlober] e Achim [Ullman] são amigos de longa data, além de parceiros no time de regata da escola. Ansiosos com o campeonato, eles são adolescentes em tudo, desde a maneira relaxada de levar a vida, ao fogo dos hormônios da idade; numa cena eles fazem campeonato de masturbação no vestiário do colégio. É nela que vemos pela primeira vez a inclinação homossexual de Tobi e o desenvolvimento de seus sentimentos em relação ao amigo, enquanto todos estão excitados com a chegada do time feminino de Berlim para o campeonato.
Uma boa característica de Sommersturm é sua sensualidade; assim como suas personagens, é um filme cheio de hormônios. Mas hormônios são efêmeros e, no fim das contas, apesar de uns vislumbres artísticos - como alguns ângulos de câmera estrategicamente voyeuristas e uma fotografia bonita, o filme não diz muito sobre adolescência ou a homossexualidade nessa idade, caindo muitas vezes em clichês, especialmente quando a equipe gay [que tem um representante de cada estereótipo] se apresenta como substituta da equipe feminina, impossibilitada de participar da disputa.
Sommersturm tem boas intenções: com uma história atrativa pela idade de suas personagens e a temática [semi-]polêmica, mas no fim, depois de alguns minutos de reflexão, ele torna-se apenas uma fonte masturbatória para enrustidos pedófilos de plantão, interessados em sensuais cenas de sexo entre jovens. Felizmente, seu elenco é bem melhor que o esperado, especialmente Stadlober e Alicja Bachleda-Curus, que faz Anke, a garota iludida que se apaixona por Tobi. Alicja é tão linda que hipnotiza e rouba as cenas em que está com sua atuação sutil e moderada.
Mas... é só o que Sommersturm oferece, não se fixando em memória alguma.

Nenhum comentário: