*ew
**talvez...
***wow
****genio!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

For Fan

White Diamond - A Personal Portrait of Kylie Minogue [**1/2]
Diretor: William Baker
Com: Kylie Minogue, William Baker, Bono, Olivier Martinez, Dannii Minogue



Em seus 20 anos de carreira, Kylie Minogue nunca deixou a vida privada e o status de celebridade superar sua aura de artista. Não há no registro de grandes escândalos envolvendo seu nome nos tablóides; desavisados podem dizer que simplesmente não se interessa pela vida de Minogue, injustamente considerada uma cantora Pop de marca menor, mas, como ela própria diz numa passagem do documentário White Diamond - A Personal Portrait of Kylie Minogue [White Diamond - A Personal Portrait of Kylie Minogue, UK/Australia, 2007], ninguém se matém na ativa, adorada e vendedora durante 20 anos por sorte ou apenas trabalho duro [isto é uma paráfrase].
O interessante de documentários sobre celebridades é que há um misto de honestidade e cinismo. O fato de ter câmeras registrando cada uma de suas ações soa auto-indulgente na pior das maneiras, e mesmo que as intenções sejam boas, é uma abertura muito grande para críticas de cínicos. O diretor William Baker [colaborador e amigo de Minogue há praticamente duas décadas] justifica o filme na vontade de mostrar a artista Kylie além de todos os rótulos naturais da profissão. Filmado no período da última turnê da cantora, a Showgirl Homecoming, o filme retrata Minogue nos bastidores de sua vida pós-recuperação do câncer de mama, diagnosticado em 2006, no meio da Showgirl original.
Com uma cinematografia [assinada por Justin Murphy] tão maravilhosa que te deixa babando, o filme mostra sem muito estardalhaço a humana por trás da showgirl: uma mulher com fortes convicções e ciente do espaço que seu trabalho conseguiu através dos anos. Aos 39 anos, Minogue [que sob tal fotografia parece ter apenas 25] é revelada com uma confiança digna de alguém que passou por muito na vida e não tem medo de mostrar.
Com um formato documental e simples, o filme é declaradamente feito por um amigo-quase-fã, podendo ser interpretado como muito parcial; mas para os fãs é um delícia ver Kylie entediada, fazendo palhaçada, ou simplesmente irritada. A trilha sonora é outro ponto legal, apesar de ser contida em sua maioria por músicas da própria, há versões bem alternativas de algumas delas e Minogue interpretando magistralmente clássicos do Jazz.
Sou o que pode ser considerado um die-hard fã de Miss Minogue, ou seja, sou daqueles que se ligam sem remorso no lado positivo de seus trabalhos: eu gosto de gostar de Kylie Minogue. Mesmo mantendo o senso crítico e reconhecendo os pontos baixos, é nos altos que eu seguro para mim. Desta forma, não sou a pessoa mais apta a resenhar este filme, portanto digo que este é um filme para fãs, ou no máximo admiradores e curiosos pelo ícone Minogue.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, uma pessoa que acessa sites de música todo dia li que:
"Novo álbum de Kylie não emplacou"

Eu, pra falar a verdade, ouvi UMA música dela esses dias, na loja de CD. Parece a Brit vestida de Madonna gente.
Prefiro as duas últimas. =P