*ew
**talvez...
***wow
****genio!!!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

MTV

Across The Universe [**]
Direção: Julie Taymor
Com: Jim Sturgess, Evan Rachel Wood, Joe Anderson, Dana Fuchs, MArtin Luther McCoy, T.V. Carpio, Bono

Há aquele ditado cinmatográfico que diz: "nunca confie em trailers." Across The Universe [Across The Universe, EUA, 2007] confirma tal regra. A indústria hoje investe milhões em edições incríveis para atrair o público a fitas que, muitas vezes, não são metade do que prometem.
Musical com canções dos Beatles, a trama conta a história do jovem britânico Jude [Sturgess], que no meio dos anos 60 [no auge da Guerra do Vietnã] sai de sua vida proletária em Liverpool para viver uma boêmia nos Estados Unidos. A partir daí o filme gasta seus primeiros minutos com video-clipes de cada uma das personagens que permearão a vida de Jude na América.
Eu disse os primeiros minutos? Pardon errei, o filme, com suas mais de duas horas de filme, na verdade se parece com uma mega vinheta beatlemaníaca da MTV. Sim, a direção de arte é impecável e as versões das músicas, assim como as vozes dos atores, são adoráveis. Mas depois de uma hora de personagens quase aleatórias, que parecem se movimentar apenas para encaixar as músicas da legendária banda na trama, até o inicialmente estupendo visual começa a entediar.
Jim Sturgess e Evan Rachel Wood são o casal protagonista, Jude e Lucy [qualquer mortal com o mínimo de cultura pop na cabeça sabe que a banda homenageada tem músicas com esses nomes], e a beleza de ambos combinam perfeitamente com a do filme. Mas, de novo, depois de faixas horas sem real conexão com qualquer das personagens, de que elas importam para quem assiste? Só porque o romance entre elas é embalado pelas famosas e ultra-populares baladas dos cinco garotos de Liverpool?
E o que fazem as outras personagens para merecer meu apoio? Exceto por Lucy, ninguém parece fazer nada, a não ser serem boêmios. Jude passa a viver de seu talento para o desenho [que parece surgir do nada no filme], tem a proprietária do apartamento, que pode ser tida como Janis-Joplin-sem-drogas-e-bonita [Fuchs], o irmão pândego de Lucy, Max [Anderson]... mas quando me aparece Bono [o próprio, do U2 mesmo] com um tipo de guru drogado, melbeinhê, desisti, OK!
Para quem viu o filme anterior da diretora Julie Taymor, o fenomenal Frida, "Universe" soava como uma ótima sequência à beleza estética e riqueza de caráteres do anterior, especialmente após o trailer, mas acabou se tornando mais uma decepção hollywoodiana que, talvez, só agrade aos fãs psicóticos dos Beatles.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por nos conhecer muito bem, aposto que, quando eu vir o filme, vou achar o máximo. rs.