*ew
**talvez...
***wow
****genio!!!

terça-feira, 8 de abril de 2008

QuickFucks: Lazy Times

QuickFucks: [Rapidinhas.] Mini-resenhas procrastinatórias com intenções redentoras ao blogueiro enrolado.

Coração Selvagem [Wild At Heart, EUA, 1990]
Demorei uns dois anos para assistir meu segundo longa dirigido por David Lynch. Depois de Cidade dos Sonhos, que pelo fim me senti tão embasbacado quanto burro [será que fui o único?], só vim a assistir alguns episódios do bizarríssimo [porém excitante] Twin Peaks. Com visões bem lynchianas d'O Mágico de Oz, sinto que esse sim deveria ter sido meu primeiro Lynch; faria melhor para meu ego, já que, apesar das marcas bizarras do auteur, o filme é bem mais acessível à nossa cotidiana visão racionalizada. Laura Dern e Nicolas Cage estão tão sexys quanto ousados, como os protagonistas Lula e Sailor; Dern em especial: o jeito que ela dança é tão jovial e excitante que não é raro se pegar morto de vontade de dançar quando ela o está fazendo. Contudo, as estrelas do filme são Diane Ladd, como Marietta, a tresloucada mãe de Lula, que invoca todos os santos e demônios do campy numa performance típica de Thalia em Maria do Bairro; e a mente de Lynch com seus personagens ultra-bizarros com ações que não têm nada a ver com o cerne da trama, mas você não questiona por minuto algum. Talvez porque são lindamente feitas ou simplesmente engraçadas.


Nota: ***

Almas Gêmeas [Heavenly Creatures, Nova Zelândia/Reino Unido/Alemanha, 1994]
Honestamente, Peter Jackson é um gênio por este filme e não pela Terra Média! Primeiro filme dramático de Jackson, que até agora apenas tinha feito filmes B de terror e/ou comédia, é baseado na história real das amigas Pauline Rieper e Juliet Hulme [Melanie Lynskey e Kate Winslet, respectivamente], que assassinaram a mãe da primeira, para assim evitar uma separação. Porém, o filme sabiamente se concentra na relação simbiótica das duas, criando o mundo fantástico e imaginário das garotas, que acaba levando-as ao crime que cometeram. Lynskey e Winslet são forças da natureza! Ambas foram reveladas no filme, mas é uma pena que o holofote fora apenas direcionado a Winslet.
Nota: ***


Antes Do Anoitecer [Before Night Falls, EUA, 2000]
Eu fico preocupado antes de entrar em contato com "filmes americanos sobre Cuba". Não sou um pró-Fidel, mas definitivamente não sou um anti-castrista como o poeta/novelista cubano Reinaldo Arenas [Javier Bardem - na atuação que lhe rendeu sua primeira indicação aos prêmios da Academia] se declara pelo fim do filme. O filme segue Arenas por sua vida desde a infância, passando pela juventude como militante da causa gay em Cuba, à sua morte no exílio em Nova York. Poeticamente arranjado e com uma fotografia tão maravilhosa que ressalta a beleza das peles das personagens e as texturas de cores de cada locação, o filme de Julian Schnabel derruba qualquer desconfiança devido sua honestidade quanto aos assunstos que trata e sua posição diante deles. É um filme de visão americana sobre Cuba? Não, é a visão de Arenas sobre seu país, e como ele viveu maior parte de sua vida nele, não se pode considerar sua opinião indigna. Bardem é absolutamente tudo de bom que vem à mente, especialmente sexy; e as outras performances são maravilhosas, especialmente Johnny Depp, em dois papéis não-tão-Depp e em desempenhos bem diferentes dos que ele parece estar habituado a fazer ultimamente.
Nota: ***

4 comentários:

Notas Sobre Creación Cultural e Imaginarios Sociales disse...

Two word thoughts:
Ladd=genius!
Lanza=creepy!
Bardem="drools"

Notas Sobre Creación Cultural e Imaginarios Sociales disse...

I did try and I understood some things.
I did get it in the theaters, it's called "Sabor de la Noche" lol, sounds more like a cabaret soap opera if you ask me.

Anônimo disse...

Almas Gêmeas se não me engano, é o primeiro filme de Jackson. Depois ele fez Espíritos e demais trabalhos que o deixaram conhecido pelos 'efeitos especiais'.
Eu tenho 'Almas' em minha coleção! Acho maravilhoso, tocante, forte!
Adoro Peter Jackson. O pior filme dele ainda pode ser bom, na minha opinião.

E eu, como fã de LOTR, nemli para comentar sobre o que vc falou ali, oukei?
RIZO.

Ah, posso sugerir?
Que tal falar algo sobre o trabalho de Mel Gibson? Acho que ele tem muitos pontos a serem 'dissecados', bons e ruins.
Eu gosto dele na direção.
Vai lá, faz algo pelos nossos tapas e beijos.

Anônimo disse...

Putz, eu só vi Veludo Azul, de Lynch, há decênios.
Pedro Modesto (comunidade) é ultra-fã, manja tudo do homem.
Pega mais dicas com ele!
=)