QuickFucks: [Rapidinhas.] Mini-resenhas procrastinatórias com intenções redentoras ao blogueiro enrolado.
Demorei uns dois anos para assistir meu segundo longa dirigido por David Lynch. Depois de Cidade dos Sonhos, que pelo fim me senti tão embasbacado quanto burro [será que fui o único?], só vim a assistir alguns episódios do bizarríssimo [porém excitante] Twin Peaks. Com visões bem lynchianas d'O Mágico de Oz, sinto que esse sim deveria ter sido meu primeiro Lynch; faria melhor para meu ego, já que, apesar das marcas bizarras do auteur, o filme é bem mais acessível à nossa cotidiana visão racionalizada. Laura Dern e Nicolas Cage estão tão sexys quanto ousados, como os protagonistas Lula e Sailor; Dern em especial: o jeito que ela dança é tão jovial e excitante que não é raro se pegar morto de vontade de dançar quando ela o está fazendo. Contudo, as estrelas do filme são Diane Ladd, como Marietta, a tresloucada mãe de Lula, que invoca todos os santos e demônios do campy numa performance típica de Thalia em Maria do Bairro; e a mente de Lynch com seus personagens ultra-bizarros com ações que não têm nada a ver com o cerne da trama, mas você não questiona por minuto algum. Talvez porque são lindamente feitas ou simplesmente engraçadas.
Nota: ***
Honestamente, Peter Jackson é um gênio por este filme e não pela Terra Média! Primeiro filme dramático de Jackson, que até agora apenas tinha feito filmes B de terror e/ou comédia, é baseado na história real das amigas Pauline Rieper e Juliet Hulme [Melanie Lynskey e Kate Winslet, respectivamente], que assassinaram a mãe da primeira, para assim evitar uma separação. Porém, o filme sabiamente se concentra na relação simbiótica das duas, criando o mundo fantástico e imaginário das garotas, que acaba levando-as ao crime que cometeram. Lynskey e Winslet são forças da natureza! Ambas foram reveladas no filme, mas é uma pena que o holofote fora apenas direcionado a Winslet.
Nota: ***
Eu fico preocupado antes de entrar em contato com "filmes americanos sobre Cuba". Não sou um pró-Fidel, mas definitivamente não sou um anti-castrista como o poeta/novelista cubano Reinaldo Arenas [Javier Bardem - na atuação que lhe rendeu sua primeira indicação aos prêmios da Academia] se declara pelo fim do filme. O filme segue Arenas por sua vida desde a infância, passando pela juventude como militante da causa gay em Cuba, à sua morte no exílio em Nova York. Poeticamente arranjado e com uma fotografia tão maravilhosa que ressalta a beleza das peles das personagens e as texturas de cores de cada locação, o filme de Julian Schnabel derruba qualquer desconfiança devido sua honestidade quanto aos assunstos que trata e sua posição diante deles. É um filme de visão americana sobre Cuba? Não, é a visão de Arenas sobre seu país, e como ele viveu maior parte de sua vida nele, não se pode considerar sua opinião indigna. Bardem é absolutamente tudo de bom que vem à mente, especialmente sexy; e as outras performances são maravilhosas, especialmente Johnny Depp, em dois papéis não-tão-Depp e em desempenhos bem diferentes dos que ele parece estar habituado a fazer ultimamente.
Nota: ***
4 comentários:
Two word thoughts:
Ladd=genius!
Lanza=creepy!
Bardem="drools"
I did try and I understood some things.
I did get it in the theaters, it's called "Sabor de la Noche" lol, sounds more like a cabaret soap opera if you ask me.
Almas Gêmeas se não me engano, é o primeiro filme de Jackson. Depois ele fez Espíritos e demais trabalhos que o deixaram conhecido pelos 'efeitos especiais'.
Eu tenho 'Almas' em minha coleção! Acho maravilhoso, tocante, forte!
Adoro Peter Jackson. O pior filme dele ainda pode ser bom, na minha opinião.
E eu, como fã de LOTR, nemli para comentar sobre o que vc falou ali, oukei?
RIZO.
Ah, posso sugerir?
Que tal falar algo sobre o trabalho de Mel Gibson? Acho que ele tem muitos pontos a serem 'dissecados', bons e ruins.
Eu gosto dele na direção.
Vai lá, faz algo pelos nossos tapas e beijos.
Putz, eu só vi Veludo Azul, de Lynch, há decênios.
Pedro Modesto (comunidade) é ultra-fã, manja tudo do homem.
Pega mais dicas com ele!
=)
Postar um comentário