*ew
**talvez...
***wow
****genio!!!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Quem Quer Réalité?

Dia desses tive um discussão saudável com uma amiga via scraps no orkut: Cinema vs. Realidade.
Chegou-se ao tema enquanto discutiamos sobre o vencedor do Oscar de melhor roteiro original desse ano, o famigerado Juno. Vale dizer que no Brasil a controvérsia cinemática de Juno dá-se mais pelo hype com o qual ele chegou por aqui. Os gringos em geral se apaixonaram de cara pelo jeito vibrante e esquisito que a heroína do script de Diablo Cody e com a ajuda da grande mídia formou-se o hype. Juno, porém, é um filme que apesar de ótimo tem sérios problemas de realidade.
Minha amiga que, apesar de ainda não ter visto o longa, tem lido várias críticas, diz que ele está fora da realidade por Juno escolher a adoção ao invés do aborto. Todos sabemos que na sociedade americana esta é uma escolha mais comum do que se imagina e prega. Eu concordo com ela, inclusive eu e Jose mencionamos isso em nossa blogação de Oscar, dentre outras irrealidades.
Mas no fim das contas, quando se pensa em Juno como cinema, quem se importa com realidade? Estranhamente no mesmo dia da troca de scraps com a amiga, eu discutia com meu pai o quão incrível foi a invenção do Cinema. Pulando considerações enrolo-filosóficas chegamos à conclusão de que "o Cinema é a realização do sonho." De repente a encenação mental das idéias ganham vida e estão ali tri-dimensionalmente realizadas.
A invenção se infiltrou tão forte e sorrateiramente na humanidade que hoje dizemos que "o sonho foi tão claro quanto um filme." E mesmo com os gostos e preferências distintos é difícil encontrar alguém, especialmente das gerações mais recentes, que não goste de Cinema. Ele atende à vontade mais imediata [e seus detratores podem dizer "fraca"] de catarse; na sociedade banda-larga ver um filme é mais fácil que ler um livro. Mas e daí? A arte, mesmo podendo e devendo tocar as pessoas num nível mais profundo e instigante, pode simplesmente tirá-las "do cotidiano hardfuck."
Então, Juno pode ir de encontro com as evidências sobre gravidez na adolescência na sociedade americana, mas quando se pensa em todos os outros deliciosos atributos do filme, eu me pergunto: qu'il veut la réalité?
[Soundtrack: Aconteceu - Marisa Monte]

2 comentários:

A.Pedro disse...

descarregeui primeiro.
lindo blog, lindo post. 'dorei e concordo!
Mas Juno é insuportável!!!:D
beijos

A.Pedro disse...

desconsidere os erros de português. São 3 da amnhã e eu to digitando uma resenha pra uma matéria amanhã!